Cancelamento de voo

Cancelaram seu voo de última hora?
Não se preocupe, você tem direitos garantidos pela lei!
O que fazer imediatamente?
Solicite informações por escrito sobre o motivo do cancelamento – o documento se chama Declaração de Contingência.

Reivindique assistência: A companhia aérea deve oferecer suporte adequado, como alimentação, hospedagem e transporte, dependendo do tempo de espera. Seus direitos incluem: 

Reacomodação: Realocação em outro voo na mesma rota, sem custo adicional.

Reembolso: Caso você opte por cancelar a viagem, o valor pago deve ser devolvido integralmente. 

Danos morais e materiais: Se o cancelamento causou prejuízos financeiros ou emocionais, é possível buscar indenização. 

Importante: Guarde todos os comprovantes de gastos extras e mantenha um registro detalhado do ocorrido.

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Atraso de voo

O que a companhia aérea deve fazer? Reacomodação: Você tem direito de ser colocado no próximo voo disponível, sem custo adicional; Assistência material: Dependendo do tempo de espera, a empresa deve fornecer: 2 horas: Comunicação (telefone, internet ou outros meios). 4 horas: Alimentação (vouchers ou reembolso). 8 horas: Hospedagem e

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Extravio de bagagem

Sua bagagem foi extraviada? Saiba que você não está sozinho nessa e tem direitos garantidos!  Veja o passo a passo para lidar com essa situação:  Notifique a companhia aérea imediatamente: Procure o balcão de atendimento no aeroporto e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).  Guarde os comprovantes: Tenha

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Overbooking

Você sabia que o overbooking pode gerar direitos para você? Vamos entender o que é e como agir nessa situação. O que é overbooking? Ocorre quando a companhia aérea vende mais assentos do que o disponível no voo, e alguns passageiros acabam ficando sem embarcar.  Se sua viagem foi prejudicada: 

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Alteração de voo

O horário do seu voo foi alterado sem aviso prévio? Saiba o que você pode fazer para proteger seus direitos!  Aviso com antecedência: A companhia aérea é obrigada a informar qualquer alteração no horário do voo com pelo menos 72 horas de antecedência. Se isso não acontecer, você tem direitos

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